Para hoje a minha sugestão é esta incrível receita de suspiros.
publicidade
Ingredientes:
Para cerca de 35
150 g de claras
300 g de açúcar fino
Castanhos:
2 colheres de cacau em pó
Amarelos:
Corante alimentar amarelo
Sprinkles (Vahiné)
Verdes:
3 colheres de sopa de pistácios picados
4 gotinhas de água de rosas
Corante alimentar verde
publicidade
Preparação:
- Pré-aquecer o forno nos 200ºC.
- Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
- Colocar aí o açúcar fino numa camada uniforme e levar ao forno cerca de 5 minutos ou até as bordas começarem a caramelizar (aquecer o açúcar faz com que este se dissolva mais facilmente nas claras de ovo; confesso que o meu primeiro merengue não ficou bem, ficou a notar-se o açúcar, talvez porque o forno ainda não tinha aquecido o suficiente; da segunda vez retirei o açúcar só quando no rebordo já estava mesmo a derreter e correu bem).
- Entretanto começar a bater as claras numa batedeira com apoio. Inicialmente numa velocidade lenta até ficar com bolhinhas uniformes por toda a superfície e depois numa velocidade mais alta, até ficar preso o suficiente para não sair da taça quando esta é virada para baixo. O açúcar já deve estar no ponto nesta altura.
- Reduza a temperatura do forno para os 100ºC, retire o açúcar (deixe a porta do forno ligeiramente entreaberta, para que arrefeça mais rapidamente) e vá juntando-o às claras, uma colher grande de cada vez, mantendo a batedeira em funcionamento entre cada adição.
- Depois de todo o açúcar incorporado, bater mais cerca de 7 minutos em velocidade máxima, até se obter um merengue macio, brilhante e de picos extra-firmes.
- Entretanto forre tabuleiros de forno com papel vegetal.
- Para fazer as diferentes versões, divida o merengue por diferentes taças.
- Em 1/3 junte uma colher de sopa de cacau em pó e mexa bem.
- Encha um saco pasteleiro descartável com esta mistura, corte a ponta (o orifício deve ficar com cerca de 2,5 cm de diâmetro) e faça os suspiros num dos tabuleiros já preparados (pode colar as pontas do papel ao tabuleiro com um pouco de merengue, para o papel não “fugir”).
- Polvilhe o resto do cacau pelos merengues.
- Em 1/3, junte 2 colheres de sopa de pistácios picados e as gotinhas de água de rosas e envolva bem.
- Vire um saco pasteleiro ao contrário e com um pincel e o corante alimentar verde, faça algumas linhas verticais desde a ponta do saco até quase ao final (as Meringue Girls enchem o saco quando este ainda está virado do avesso e só depois o colocam direito, mas eu não consegui, talvez porque o meu saco era dos pequenos: primeiro virei-o novamente e só depois o enchi com o merengue).
- Proceda como anteriormente, cortando a ponta do saco e fazendo pequenos montinhos de merengue num tabuleiro.
- O merengue deve estar bem compacto no saco, sem bolhas de ar, para que os suspiros saiam perfeitinhos.
- Polvilhe com os restantes pistácios picados.
- Por fim, vire outro saco pasteleiro do avesso e pinte riscas amarelas verticais, ligeiramente afastadas umas das outras.
- Volte a colocar o saco do direito e encha com o merengue que tiver sobrado.
- Faça os suspiros e polvilhe com as bolinhas de açúcar coloridas.
- Leve os tabuleiros ao forno durante cerca de 40 minutos ou até conseguir que os suspiros se descolem facilmente do papel vegetal (como usei dois níveis de forno, usei a função ‘ventoinha’).
- Deixe arrefecer nos tabuleiros e guarde-os depois de frios em recipientes herméticos.
Fonte:Blog lume brando
publicidade